AIESEC, o Impacto Social

A AIESEC é o maior movimento de liderança jovem a nível mundial que proporciona experiências internacionais, de voluntariado ou estágios, em ambientes desafiantes. Mas… o que é que isso significa realmente? Qual é o impacto social que esta organização tem no mundo? De que forma é que os jovens estão ou podem contribuir para o mesmo ao fazerem parte da AIESEC ou ao fazerem um projeto por meio da organização?

“Shaping what we do around what the world needs”

Enquanto AIESEC temos como uma das nossas ambições “Shaping what we do around what the world needs”, apresentando projetos adequados à realidade de cada país em que estamos presentes.

No caso dos nossos projetos de voluntariado, cada experiência está de acordo com um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Cada país, cada região, tem os seus problemas, e os projetos disponíveis têm em conta essas necessidades.

Agenda 2030, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Ao fazeres parte da organização poderás ficar na área que dá a oportunidade a jovens de fazerem experiências internacionais e deixarem a sua marca no mundo, ao mesmo tempo que se desenvolvem e são impactados pelas pessoas que vão conhecer ao longo da experiência.

“Amplify Portugal”

Por outro lado, também Portugal é impactado por projetos como estes. O nosso país, tal como todos os outros, apresenta problemas, como o abandono e isolamento de idosos, a falta de consciencialização sobre as alterações climáticas ou a desigualdade de género.

Cabe a nós, jovens, combatê-los. Porque se não formos nós, quem será? A AIESEC quer fazer parte da solução e, por isso, apresenta projetos nestas áreas de intervenção.

Enquanto membro da organização poderás ter a oportunidade de fazer parcerias com instituições para receber voluntários internacionais que, tal como nós, querem fazer parte da solução, ou de fazer parte da equipa que os recruta e acompanha toda a sua experiência de forma a garantir que cumprem com o objetivo para o qual vieram.

“I am amplifying Portugal”

Por outro lado, a AIESEC dá a oportunidade aos jovens de fazerem um estágio internacional de curta ou longa duração, de forma a contribuir para a realidade de uma startup que ainda está em fase de crescimento, ou para uma grande empresa. Este tipo de experiências permite que os jovens se desenvolvam, conheçam novas perspetivas e, claro, deixem a sua marca no país pelo qual passaram, e voltem para o seu com novas aprendizagens.

Na AIESEC poderás fazer parte da equipa que proporciona este tipo de experiênicas, que cria parcerias com startups ou grandes empresas, ou que recruta e acompanha os estagiários internacionais que vêm para Portugal fazer um estágio.

Estágio internacional numa startup da Ucrânia

Ao fazeres parte desta organização e proporcionares este tipo de experiências estás a criar um grande impacto social, no mundo e no teu próprio país.

Enquanto AIESEC, acreditamos que os jovens são os líderes de amanhã e, tanto enquanto membros, voluntários ou estagiários, têm o espaço e as ferramentas necessárias para criar a sua marca e deixar um impacto positivo no mundo.

Do que é que estás à espera? Vem proporcionar experiências de liderança connosco! Inscreve-te em bit.ly/recrutamento-AIESEC.

share post to:
Author
Estudante de Gestão, trabalha com a AIESEC desde julho de 2018, atualmente na equipa de Customer Experience de Incoming Global Volunteer. Faz também parte da Entity Support Team publicando neste blog.