A História Que O Alex Está A Escrever

Nos últimos dias têm visto o dia-a-dia do Alexandre nos nossos Instagram Stories, por isso hoje decidimos trazer-vos um pouco da experiência dele. O Alexandre, Alex para os que o conhecem, tem 20 anos e está a tirar a licenciatura em Ciências da Comunicação. Este Verão decidiu fazer algo diferente e embarcou numa aventura pela Polónia através do projeto Understand que está relacionado com a educação de crianças para o multiculturalismo e a não discriminação racial.

Em que consiste o teu projeto ?

Preparar e realizar atividades, workshops, aulas e jogos para crianças com o objetivo de as educar para uma mentalidade mais aberta à diferença. Ao longo das últimas semanas tenho estado a trabalhar num jardim de infância numa pequena cidade a 1h30 de comboio de Cracóvia 

Qual o objetivo de desenvolvimento sustentável que estás a trabalhar ? Porque é que foi essa a tua escolha ?

ODS 10 – Reduzir Desigualdades. Talvez pelo facto de pertencer a uma minoria, este sempre foi um ODS que me chamou à atenção… Quando chegou a altura de escolher um projeto, a escolha foi fácil.

Qual o maior desafio que enfrentaste até agora ?

Em apenas 2 semanas, muitos têm sido os desafios… É difícil conseguir destacar um. Mas talvez o facto de a maioria dos polacos não falar inglês, incluído as pessoas no jardim de infância onde estou a trabalhar o que se torna bastante complicado. 

Por sua vez, estar a trabalhar com crianças tão pequenas tem sido muito mais desafiador do que aquilo que pensava. É muito complicado captar a sua atenção, então é preciso ser-se bastante criativo e dinâmico.

Onde estás a ficar alojado ? Como está a ser a experiência ?

Estou a ficar numa host family junto com outros 3 voluntários de diferentes nacionalidades. Ao início, estava com um pouco de receio, mas está a ser uma experiência incrível. A nossa família todos os dias têm atividades diferentes para fazermos e têm-nos mostrado aquilo que a cultura polaca tem de melhor 

Tens feito amigos ? Como tens conhecidos pessoas novas ?

Sim, desde o momento em que conheci os voluntários que iam fazer a experiência comigo que senti uma grande conexão. Somos todos diferentes e todos de diferentes países, mas juntos temos vividos grandes momentos. Alguns dos melhores da minha vida, para ser sincero.

O choque cultural foi uma barreira para ti?

Eu já vinha mentalizado para uma cultura diferente e tinha feito bastante pesquisa, então não vi o choque cultural como uma barreira.

Quais as tuas expetativas para o resto da experiência ?

Acima de tudo continuar a desenvolver-me a mim mesmo e conseguir fazer a diferença na vida daqueles com quem estou a trabalhar.

Esta é a história que o Alex está a escrever. Qual será a tua ? Clica aqui para te inscreveres no nosso site e saberes mais.

share post to:
Author
Estudante de Gestão, trabalha com a AIESEC desde Fevereiro de 2019 nas áreas de Brand To Customer Experience. Faz também parte da Entity Support Team publicando neste blog.