Estagiando na Ucrânia

Hoje vamos fazer algumas perguntas à Marta sobre o estágio que está neste momento a fazer na Ucrânia. A Marta tem 19 anos e terminou agora o segundo ano de Economia no ISEG. Neste momento está a estagiar na Altigee, uma startup cujo principal foco é desenvolvimento de software.

Em que consiste o teu estágio ? Porque é que foi essa a tua escolha ?

Escolhi uma oportunidade de Business Development, porque estando num curso em que não é posto imediatamente em prática aquilo que aprendemos, a não ser que nos queiramos desenvolver ao mais alto nível, senti que estava na altura de aprender mais e melhor. “E porque não adquirir essa aprendizagem e bagagem toda através de um estágio internacional numa StartUp?” foi a pergunta que me fiz antes de tomar esta decisão. 

De que forma sentes que o projeto está a preparar-te para o futuro ?

Estou numa StartUp em que o objetivo principal é fazer outsourcing de serviços de IT e a minha função, juntamente com outros estagiários, é fazer pesquisa de potenciais empresas de outros países que precisem dos serviços da StartUp onde estou. Mais para a frente neste meu estágio, contactarei muitas das empresas que pesquisei anteriormente. Basicamente, neste meu estágio estou a fazer uma pesquisa de mercado exaustiva onde tenho que ter muita atenção a todos os detalhes, visto que há características diferentes de cada uma das empresas. Por outro lado, irei também melhorar as minhas capacidades de vendas, tendo em conta que irei contactar empresas de diferentes cantos do mundo, vendendo a proposta de valor da StartUp onde estou inserida.

O que tens desenvolvido mais em ti na tua experiência até ao momento ? Porquê ?

Um dos meus objetivos a atingir nesta experiência era, realmente, perceber o que é que eu gostaria de fazer no futuro, quais áreas me agradam mais e perceber como é que eu trabalho num ambiente fora da faculdade. Neste momento, sinto que a melhorei imenso o meu Self-Awareness, visto que já me sinto mais confortável em tomar decisões que estão relacionadas com o meu futuro profissional já que tenho noção de quais são as minhas forças e fraquezas e como posso chegar mais longe profissionalmente.

Quais as tuas expetativas para as próximas semanas ?

Espero que nas minhas próximas semanas consiga adquirir o máximo de conhecimento sobre diferentes áreas de uma empresa, porque considero que o conhecimento não ocupa lugar e este programa “Global Entrepreneur” é a melhor forma de nos sentirmos desafiados todos os dias, mas ao mesmo tempo, realizados.

Se estás à procura de pôr em prática os teus conhecimentos num ambiente dinâmico, o projeto Global Entrepeneur é ideal para ti. Clica para te inscreveres no nosso site e saberes mais !

share post to:
Author
Estudante de Gestão, trabalha com a AIESEC desde Fevereiro de 2019 nas áreas de Brand To Customer Experience. Faz também parte da Entity Support Team publicando neste blog.